Adília Lopes
Adília Lopes nasceu em Lisboa a 20 de Abril de 1960e é poetisa. Adília Lopes é o pseudónimo literário de Maria José da Silva Viana Fidalgo de Oliveira. Filha de uma bióloga assistente de Botânica na Faculdade de Ciências de Lisboa e de um professor do ensino secundário, Adília Lopes cursou Física na Universidade de Lisboa, licenciatura que abandonou, quase completa, devido a uma psicose esquizo-afectiva. Deixou de estudar por conselho médico e começou a escrever com o intuito de publicar. Em 1985 publica o seu primeiro livro de poemas em edição de autor, Um jogo bastante perigoso.
Em 2000, foi publicado Obra, reunião dos quinze livros de poesia de Adília Lopes, com ilustrações de Paula Rego. A pintora, surpreendida, havia encontrado nos poemas um impressionante paralelo com o seu próprio imaginário: «fizeram-me logo lembrar a minha juventude, com as criadas, as bonecas, as mães ultraprotectoras. Adília Lopes é de um grande romantismo e ao mesmo tempo de um grotesco e de um cómico transbordantes.».
Após a publicação de Obra, Adília Lopes conheceu um relativo sucesso mediático, tendo participado em vários programas de televisão e recebido uma reforçada atenção de muitos críticos literários.
Os temas do quotidiano, principalmente femininos e domésticos, são tratados com humor e auto-ironia, candura e crueza, inteligência e intencionalidade: «há sempre uma grande carga de violência, de dor, de seriedade e de santidade naquilo que escrevo». Colaborou com poemas, artigos ou poemas traduzidos, em diversos jornais e revistas, nacionais e estrangeiros.
Adaptado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ad%C3%ADlia_Lopes"
Carlos e Rúben
1 comentário:
:)
Acho bastante "ousado" e interessante abordar/conhecer melhor obras como as de Paula Rego e a de Adília Lopes... com uma turma de 7ºano.
Parabéns por este projecto/blog...
(pela sensibilização dos alunos para diferentes expressões artísticas/literárias...)
Enviar um comentário