«Capitães de Abril» de J.Jorge Letria, por Sandra Cabral
FICHA DE LEITURA
«Capitães de Abril»
Sinopse:
É um romance sobre o 25 de Abril, constituído por cinco partes.
Os protagonistas são João e Teresa, um jovem casal, que, na manhã do dia 25 de Abril de 74, fica a saber pela rádio que o movimento das forças armadas tinha tomado conta «da situação militar e política em todo o país». João trabalhava numa agência de publicidade e estava quase a terminar o curso de Direito. João e Teresa não podiam meter-se em muitas aventuras pois tinham um filho pequeno. Neste livro fala-se dos cravos nas espingardas e de problemas que ficaram por resolver, como a Guerra Colonial
No livro as canções: «E depois do Adeus», de Paulo de Carvalho, e «Grândola, Vila Morena», de Zeca Afonso tem especial destaque. Portugal tinha na altura oito milhões de habitantes que estavam em guerra desde 1961.
Citações da obra:
«As pessoas voltavam a ter orgulho na sua bandeira e na beleza intensa das suas cores.» «Nos olhos dos militares havia sinais de cansaço profundo, mas havia também marcas inconfundíveis de alegria. Eles estavam a viver e a fazer História, realizando pacificamente, sem sangue, nem humilhação, o sonho de várias gerações de portugueses, nascidos e crescidos em ditadura, sem conhecerem outra realidade que não fosse o medo, a desconfiança e o terror.»
Opinião:
Gostei de ler este livro porque ele ensinou-me a importância di dia 25 de Abril, o dia que nos devolveu liberdade.
Título: Capitães de Abril
Autor: José Jorge Letria
Ilustrador: José Pedro Costa
Ed.: 2ª edição, 1999 (1ª ed. Março de 1999)
Local: Porto
Editora: Ambar
(a imagem é uma montagem da capa do livro com o meu texto) Sandra Cabral
Sem comentários:
Enviar um comentário