15 março, 2007

O Rapaz e o Robô, de Luísa Ducla Soares

O Rapaz e o Robô: opiniões

"João saiu da escola furioso. Mais uma negativa a matemática! Ia ficar de castigo e, ainda por cima, lhe cortavam a semanada.
- Para que serve a matemática? – Interrogava-se ele. - Os cães, os gatos, os elefantes vivem sem fazer contas. Antes de inventarem a escolaridade obrigatória a humanidade era feliz sem essa tortura. Pior que a matemática, só as injecções e a tia Engrácia. Deu um pontapé numa pedra e logo, por azar, trás, a maldita foi acertar no vidro da drogaria. Plim...plim...plim...desfez-se em cacos. João largou a correr, atrás dele o droguista, atrás os colegas a rir, numa chacota.
- Que pontaria!
- Não acertas nas contas mas acertas nas montras.
- Vais ser convidado para a selecção de futebol."


"
Gostei do livro, pois está, a meu ver, muito bem composto, mas eu não fazia o mesmo que o rapoaz: começava a estudar, em vez de gastar o dinheiro num robô" Xana
"Uma história muito divertida" Sara Lima
"Gostei do livro e eu faria o mesmo que o João." Soraia
"
Gostei do livro porque ele, a princípio, pensou que o robô o ia ajudar, mas no fim percebeu que um robô não é tudo." Raquel
"Um livro muito engraçado." Andreia
"Gostei do livro, mas não achei boa ideia ele ter o robô igual a ele, porque temos de ser nós próprios. E isto serve de lição aos rapazes que, às vezes, são um pouco mentirosos!" Carla
"
Gostei muito da história, mas no lugar do João estudava mais e importava-me mais comigo." Sara
"T
rata-se de um livro bem elaborado e com uma história engraçada. Se fosse comigo aproveitaria o dinheiro para coisas mais interessantes." Beatriz
"
Gostei do livro e fazia o mesmo que o João." Ivo
"
Uma história muito bonita." Sandra Cabral
"
Gostei, mas não fazia o mesmo, porque não era justo estar a enganar as pessoas para nos acharem melhores do que aquilo que somos. Temos de mostrar o que realmente somos." Marisa
"
Eu gostei do livro, porque acgei o João muito malandro." Carlos

Soares, Luísa Ducla, O rapaz e o robô – Lisboa, Terramar, 1995

Sem comentários: