19 novembro, 2006

Carta de Plutão


Plutão, 17 de Novembro de 2006 anos terrestres

Querida Terra,

Espero que esteja tudo bem pelos teus mares e oceanos, infelizmente, comigo nem tudo corre de feição.
Sabes que a minha existência, como planeta principal, nunca foi pacífica. O facto de eu ser pequeno (seis vezes mais pequeno do que tu, melhor dizendo: mais pequeno do que a Lua!), muito gelado e com uma finíssima camada atmosférica de metano gasoso, fez com que a União Astronómica Internacional me despromovesse da categoria de planeta principal.
A descoberta de novos corpos celestes nas regiões exteriores do sistema solar veio pôr em causa o conceito de planeta e, daí a eu passar a ser um simples planeta anão, foi um passo. Sinceramente, espero que nunca passes pelo mesmo: sinto-me só, humilhado e envergonhado. És o primeiro planeta a quem escrevo desde que isto aconteceu (Agosto, confio que não me rejeitarás por ser diferente, afinal tu tens vida inteligente. Sou agora um planeta anão. Sinto-me como uma equipa de futebol despromovida. Sabes que mais? Sou o Gil Vicente do Sistema Solar! A minha existência na “1ª divisão” foi breve (comecei em 1930), agora necessito de repensar a minha carreira e de começar a fazer amizade com Ceres e Éris.
Posto isto, desejo que não me esqueçam e que me continuem a convidar para as festas interplanetárias. Uma vida nova começou para mim, consola-me o facto de pelo menos agora falarem de mim. Ando na boca das estrelas...
Fica bem querida Terra e dá os meus cumprimentos celestiais à Lua,

O teu sempre respeitador Plutão, planeta Anão

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei de ver que a carta de Plutão ainda dá que fazer ... espero que toda a turma tenha contribuído, ficou um trabalho final muito interessante.

A Professora de CFQ do 7ºE

Maria Helena de Sá

Anónimo disse...

fikou mt fixe!!!
parabens!!!