12 dezembro, 2006

«Pôr o Medo a Fugir» de Miguel Gonçalves por Sandra Cabral

Pôr o medo a fugir: As aventuras de Joana contra o medo


Sinopse:

A Joana é uma menina que tinha muitos medos. Estes medos começaram porque uma vez ela tomou um medicamento estragado e sentiu-se muito mal…
Depois disto ter acontecido começou a ter muitos outros medos. Tinha medo de se afastar da mãe, de portas fechadas, de ser operada, do elevador, de engolir um osso ou uma espinha, do escuro e da casa a arder. Era preciso que Joana vencesse o medo. Os pais de Joana já não sabiam o que fazer: a Joana tinha medo do medo.
O Miguel é psicólogo que adora ajudar as crianças a vencer os medos. A princípio ela não acreditou, mas o Miguel, pacientemente, explicou-lhe que para vencer o medo é preciso ter paciência e que é preciso ver o que é que o medo faz para se tornar forte. O Miguel ensinou a Joana a desobedecer ao medo. A princípio a Joana não queria, mas a pouco e pouco ela foi perdendo os seus medos.
A Joana tomou três medidas para vencer o medo:
- desobedecer devagarinho ao medo;
- fazer relaxamento;
- ter outros pensamentos.

Citações:

«O medo percebeu que tinha que ficar pequeno e deixar que a Joana mandasse nele. Assim, até pode ser um medo útil, uma espécie de alarme quando houver alguma coisa realmente perigosa por perto »


Opinião:

A minha opinião é muito boa, porque neste mundo há muitas pessoas com este problema e este livro pode ajudá-las a ter mais força. Estes três truques são muito bons!
Eu tenho a certeza absoluta que este livro vai ajudar-me a vencer o medo.

Título: Pôr o medo a fugir: As aventuras de Joana contra o medo
Autor: Miguel GonçalvesDesemhos: Joana
Ilustrações: Joaquim Freitas
Colecçção: O Sol e a Lua
Editora: Campo das Letras
Edição: 4ª edição, 2006 (1ª ed., Julho 2004)

Autor:

Miguel Gonçalves é professor do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho. Tem-se dedicado a investigar e a escrever sobre as implicações de uma conceptualização narrativa da identidade e do auto-conhecimento. A sua prática clínica tem-no conduzido à utilização de modelos narrativos na psicoterapia com crianças e adolescentes. Co-autor do livro Identidade Pessoal: Caminhos e Perspectivas.

Sandra Cabral

1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei o blog e também achei muito criativo esse livro. Eu acredito que todos deveríamos aprender lidar com nossos medos, e o que melhor para nos ajudar a isso do que um livro...!
Gostei muito... não só desse, mas dos outros blogs também!!
Parabéns!!!!!
Atenciosamente,
Camila Rebeque Dágola
(Assis/Brasil)