21 março, 2007

Dia Mundial da Poesia / Dia da Árvore


AS ÁRVORES E OS LIVROS
As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.


Jorge Sousa Braga


na hora de pôr a mesa, éramos cinco:
o meu pai, a minha mãe,as minhas irmãs
e eu.
depois, a minha irmã mais velha
casou-se.
depois, a minha irmã mais nova
casou-se.
depois, o meu pai morreu.
hoje,
na hora de pôr a mesa, somos cinco,
menos a minha irmã mais velha que está
na casa dela,
menos a minha irmã mais
nova que está na casa dela,
menos o meu
pai, menos a minha mãe viuva.
cada um
deles é um lugar vazio
nesta mesa onde
como sozinho.
mas irão estar sempre aqui.

na hora de pôr a mesa, seremos sempre cinco.
enquanto um de nós estiver vivo,
seremos
sempre cinco.

José Luís Peixoto

(quadros de Marc Chagall)

Sem comentários: