21 março, 2007

Jardins Portáteis

Na segunda-feira, o 7º C e E foram a Serralves, no âmbito do projecto Jardins Portáteis, acompanhados pela prof. Antonieta Ribas, pelo professor António Luís Catarino e pela prof. Paula Cruz. No trajecto da Escola até à Fundação de Serralves todos se souberam comportar.

No entanto, quando já estávamos no espaço Educativo da Fundação de Serralves, onde nos esperava um workshop dinamizado pela formadora Maria do Mar, alguns alunos, começaram a ter "lapsos" de memória e esqueceram-se das mais elementares regras de boas boas maneiras.

A sessão começou com uma interessante mostra do que pode ser um jardim: um jardim não tem obrigatoriamente de ser um canteiro com flores: há tantos jardins quanto aqueles que nós quisermos e formos capazes imaginar!No entanto, já nesta fase da acção, alguns alunos começaram a mostrar "inquietação", ignorando as explicações que estavam a ser dadas. É claro que, justiça seja feita, alguns estavam atentos e envolvidos nas tarefas.

Na segunda parte, os alunos dividiram-se em grupos a fim de realizarem um esboço do seu Jardim Portátil. Salvo honrosas excepções, os grupos não souberam gerir da melhor forma as suas ideias e gerou-se a confusão.

Posto isto, foi feito um breve intervalo para nos passearmos nos (fantásticos) jardins de Serralves, mas ao sair da sala de trabalho, alguns alunos fizeram muito barulho, interferiram com outras visitas de estudo a decorrer e foram rudes para com os seguranças do Museu. Posto isto, a visita ficou mesmo por ali.
Lamento, em meu nome e dos professores acompanhantes que tal tenha acontecido. Teria sido muito interessante (e importante) construir, de facto, os jardins, mas não podemos compactuar com comportamentos totalmente inadequados.

Felizmente, na terça-feira, o 7ºB, não seguiu o exemplo do 7ºC e do 7ºE e, acompanhados pelo prof. Mário Martins e pela prof. Antonieta tiveram um comportamento à altura! Parabéns ao 7º B.


Sem comentários: