30 maio, 2007

Sentimentos, por Bia

Os sentimentos é tudo o que se encontra dentro de nós. São coisas imateriais, não podemos tocar, só podemos simplesmente sentir.

Há sentimentos bons e maus, todos eles diferentes ou parecidos, grandes ou pequenos, mas todos eles marcantes.

Os sentimentos que mais me emocionam são o amor e amizade, pois na minha opinião ninguém consegue viver sem eles. São essenciais, os mais importantes e belos que podem existir. E na verdade o amor e a amizade completam-se, pois não se pode viver só da amizade, como também não se pode viver só do amor. Apesar de que o amor engloba mais sentimentos, mais sensações, pois na verdade nós amamos tudo aquilo que adoramos, mas de uma forma especial, de uma forma diferente.

Mas como eu já disse, também existem sentimentos maus, como por exemplo o ódio.

Na verdade, o ódio é o mais forte de todos eles, o que provoca mais dor, mais raiva. É um sentimento horrível, talvez o pior que podemos sentir por alguém.

Realmente não o aconselho, pois traz tudo menos felicidade. Só nos faz ficar amargos.

AMIZADE por Xana


A amizade é uma coisa bonita, que não se devia estragar nunca. Uma coisa que não gosto é quando alguém é amigo apenas por interesse. Um amigo verdadeiro é uma pessoa muito importante nunca nos abandona: está sempre lá nos bons e nos maus momentos.
Para mim figura mais importante que um amigo é difícil de encontrar, claro sem ser a nossa família com é óbvio, mas isso é um caso à parte.
CONSELHO: Não confiem muito naqueles amigos que por exemplo não conhecem bem, isso pode ser mau demais.

Ruben por ele próprio


Sou o Ruben, um menino normal, com uma família como todas as pessoas. Almeida bem da parte da minha mãe e Miranda bem da parte do meu pai.

Eu sou um jogador de futebol: jogo no Cerco como o meu amigo Carlos. A diferença é que ele é titular e eu não: quem me dera ter a sorte dele, mas ele joga melhor do que eu e isso faz a diferença. Espero que tenha um bom futuro e que vá jogar para o melhor clube de Inglaterra.

O amor anda no ar, por Rute e Sara


AMOR

Amor é uma palavra pequena mas que significa muito.
O amor muda conforme as estações do ano:
Na primavera olham-se
No verão apaixonam-se
No Outono namoram
e no Inverno casam-se.

O amor anda no ar, os passarinhos a saltar...
As flores a nascer
Árvores a crescer
Pessoas a falar e a cantar.

Rute e Sara

O amor significa muito mais do que aquilo que parece
e do que aquilo que se
vê.

29 maio, 2007

O Cerco na blogosfera e não só!

O 7ºE dá as boas vindas ao 5ºF que agora se aventurou na blogosfera. Visitem 5fcerco.blogspot.com.
O Desporto Escolar da nossa escola também já começou a navegar pela net: vejam aqui.

27 maio, 2007

O amor por Marisa Lima



O amor que sentimos é uma coisa profunda, que nos afecta o coração e que quando entra não há maneira de sair para fora. O amor vem pelo bem, porque aprendemos amar, mas tambémnos sabe nos sabe fazer sofrer e quando sofremos, por amor, dói muito por dentro.
Eu gosto de amar, mas detesto quando ele me engan: às vezes o sofrimento é muito forte para aguentar, ainda assim é a coisa mais bonita que pode haver…


Marisa Lima

25 maio, 2007

A íris de Madeleine McCann, por Ivo Maia


A íris de Madeleine, a menina desaparecida, na Praia da Luz tem uma mancha na íris. A íris é a parte colorida do olho, fica atrás da córnea (é vista porque a córnea é transparente).A íris possui em seu centro um orifício chamado pupila.A cor dos olhos depende da pigmentação: menos pigmentação deixa os olhos azuis, mais pigmentação deixa os olhos castanhos. A íris castanha é a mais usual, indica a presença do pigmento denominado melanina ou de outros pigmentos escuros depositados no estroma (tecido conjuntivo que forma a substância básica, a estrutura de suporte, ou a matriz de um órgão) da íris. A íris azul tem uma menor quantidade de pigmentos no estroma, deixando assim transparecer uma parte da última camada da íris, a camada da retina (membrana ocular interna, em que estão as células nervosas que recebem os estímulos luminosos e onde se projectam as imagens produzidas pelo sistema óptico ocular). Por vezes os olhos tem manchas derivadas a uma maior concentração de pigmentação.
Ivo Maia

Ginástica da Escola Eb2,3 do Cerco, por Raquel Vieira




Eu faço parto do grupo de Ginástica da Escola Eb2,3 do Cerco desde o 5º ano e sou orientada pelo Prof. Sérgio Silva. Graças ao Grupo de Ginástica já fui a vários locais do nosso país. No fim-de-semana passado fomos fazer uma exibição à cidade de Évora.
O prof. Sérgio treina-nos às terças, quintas e sábados e está sempre disponível para nos ajudar a fazer mais e melhor.
Presentemente, o prof. Sérgio está a ensinar-me a fazer o flique atrás. O que sei fazer melhor são: aranhas, salto de mãos, pino aguenta, pino deslocado, pino esparregata, esparregatas, entre outras coisas.

Neste vídeo que está no You Tube pode ver-se uma série espectacular, onde se faz a corda humana (mais ou menos ao minuto 2").

22 maio, 2007

Micronarrativa, por Sara Ferreira Pavão

Meu gato das trevas,

Sonho contigo todas as noites e acordo debaixo da cama com medo de te ver.


Sara

Lipograma sem "a", por Ivo Maia

(Árvore de Yves Klein)

Meu doce e eterno segredo,

Sonho com o momento em que te vou ver de novo. És muito inteligente, és um sonho meu, o meu rumo , meu sol.
Estou sempre inquieto, desejoso de te ver sorrir.Quero ver-te logo, perto do bloco 12, no Cerco. Espero-te irrequieto como um rouxinol feliz e contente que te quer velozmente.Infelizmente é proibido dizer o teu nome, porque tem um som interdito, porém és tudo que preciso. És o centro do mundo, do meu mundo.

Um beijo doido,

O teu
Ivo

Lipogramas, por Sandra Cabral

(quadro de Rothko)

Sem A

Meu ursinho,
Tu és único.
És o sol do meu viver.
Eu penso em ti todos os momentos.
Tu és o meu ursinho preferido.
Se os teus olhos fogem dos meus eu morro.
Tu és o fogo que me eu sinto no meu peito..

Sem i

Meu doce tu és o sol do meu nascer.
Tu fazes-me renascer e ser desejada.
O meu pensamento é só teu e só teu.
A tua boca quando me toca tudo
desaparece menos o teu toque na boca que me sente.


Sem e

Tu, cara laroca da minha vida,
vais estar sempre no coração.
Tu abrilhantas a minha vida.
Quando sonho, imagino a minha vida contigo.
A nossa vida, o nosso futuro sorri-nos.

Lipograma sem "a", por Rute e Carla


Carta Doce

Meu doce lindo, meu bombom de tutti frutti. Quero ver os teus olhos perto de mim. Quero sentir-te comigo. Só te vejo comigo, em todos os minutos e segundos. Tu és um pouco de mim. És o sol que me oferece luz. Contigo sinto-me feliz. Para mim tu és todo o mundo completo de sonhos, o motivo do meu sorriso lindo e sincero.

Rute

Meu Neto lindo,

És tudo em mim , sinto-me longe de mim sem ti.
Contigo tento ter sempre ponderação. Proteges o meu espírito, o meu ser todo em ti. És tudo que quero, és o meu doce e eu espero sempre por ti. Desistir de ti é impossível, juro-te meu Neto lindo.

Carla

Lipograma sem u, por Andreia e Débora

Tenho dentro do peito bem
Pertinho do coração palavras
Que dizem amar-te sim
Perder- te não…

Tens olhos brilhantes
Olhos de mar, pestanas como ondas,
isso não é mentira.

20 maio, 2007

Escrita Criativa


A Bárbara comprou dois espectaculares fios grandes holandeses. Ia jantar, logo mais, no Oceano Pacifico que reabriu na segunda-feira. Tentou usar variadíssimos xailes zebrados.

(exercício de escrita usando, por ordem o alfabeto, por Rúben, Ivo, Carla, Beatriz, Andreia, Soraia, Débora e Marisa)

(na imagem um pormenor de um Jardim Portátil)

19 maio, 2007

Jardins Naturais

Posted by Picasa

Jardins Artificiais

Posted by Picasa

Jardins Portáteis


Os Jardins Portáteis, das escolas que participaram no projecto dinamizado pela fundação de Serralves, estão desde ontem expostos ao público.
Posted by Picasa

16 maio, 2007

Jardins Portáteis


Só para lembrar que é já na próxima sexta-feira que os Jardins Portáteis vão ser expostos na Fundação de Serralves.

(a imagem é da Praça da República, em Viana do Castelo, que durante este mês está "coberta" por um tapete florido com quadros alusivos à vida académica. Os vasos e plantas que constituem o tapete estão à venda, sendo esta a forma encontrada pela APPACDM para juntar o útil ao agradável: angariar alguns euros para suportar as suas despesas do dia-a-dia e, objectivo principal, mostrar o trabalho desenvolvido pelos seus utentes, nomeadamente os que estão ligados ao sector da Jardinagem e Floricultura)
Posted by Picasa

14 maio, 2007

A ilha das palavras, de José Jorge Letria




Hoje, em Língua Portuguesa estivemos a ler
A ilha das Palavras de J. J. Letria:

" Não podiam restar-me dúvidas: eu estava no coração da Ilha das Palavras (...) e o mais fantástico é que tudo o que eu ali via me parecia estranhamente familiar, dando-me uma sensação de segurança e de proximidade que ainda hoje não consigo explicar. Quando uma voz pronunciou «LIVRO», logo a ilha se encheu de livros de todas as cores e tamanhos, e os livros traziam com eles, esvoaçando gaivotas ou garridos papagaios, os seus autores uns famosos e há muito desaparecidos e outros ainda mais jovens e ainda muito distantes e vaidodos, os outros tímidos e recatados e havia ainda outros que rodopiavam como piões à procura da palavra que lhes falatava para concluírem um título ou uma frase" in A ilha das palavras de J.J. Letria

Depois de lermos este livro, cada um de nós esteve a "fazer" a sua ilha de palavras...


12 maio, 2007

Quem decide?



Outro vídeo muito interessante, dentro da mesma temática.

Percepção da beleza




Nós achamos que as pessoas não devem ser complexadas em relação a elas mesmas, e que devem-se aceitar como são, porque na realidade a perfeição não existe!
Algumas revistas tentam transmitir a ideia de perfeição os seus leitores, utilizando o photoshop para isso mesmo, o que os leva a ficar iludidos e até mesmo deprimidos porque começam a pensar que nunca conseguirão ser assim, e por vezes até deixam de comer o que origina casos de anorexia nervosa e bulimia. O pior de tudo é que estes casos acontecem cada vez com mais regularidade, e alguns deles levam até à morte! Isto são doenças gravíssimas que "nascem" na nossa cabeça, dando-nos uma ideia de perfeição completamente errada... Por isso o nosso conselho é aprendermos a aceitar-nos como realmente somos e independentemente de tudo, nunca deixarmos de ser quem somos!•

Carla e Beatriz

Nós achamos que as pessoas devem ser como são, umas das formas é aprenderem a gostar de si. A anorexia e as “dietas” são um dos problemas que atinge a maior parte das mulheres do nosso país principalmente quando acham que estão gordas (e às vezes não estão). Essas mulheres muitas vezes fazem asneiras à própria saúde ex: às vezes algumas cortam-se, mutilam-se e matam-se...). Sentem-se sozinhas, complexadas e com vergonha de sair à rua e de ver pessoas (mesmo sendo da sua família).
O photoshop também é culpado pelos anúncios que põem as mulheres com beleza “a mais” e fazem-nos pensar que elas são mesmo assim na vida real. Estas falsas belezas acabam por prejudicar pois fazem-nos ficar tristes com o nosso aspecto.

Rute e Xana

NOTA: o vídeo acima pertence a uma campanha da Dove "Pela beleza real". A Dove tem procurado mostrar de que forma a noção de beleza é manipulada. O vídeo mostra como conseguir uma beleza artificial com maquilhagem e recurso ao Photoshop. Nesta fase, o vídeo mostra uma mulher que ainda tem certa naturalidade. Na segunda fase a imagem é totalmente manipulada.. No final, podemos ver uma perfeita imagem sem personalidade nem emoção.O vídeo é uma tentativa da Dove em valorizar a beleza real das mulheres.

No vídeo abaixo podemos observar uma paródia à campanha da Dove. Divirtam-se!



11 maio, 2007

Rúben no MSN

Hoje, o Rúben esteve no MSN, durante a aula a falar com o seu irmão Emanuel, que se encontra em França, mais propriamente em Lyon. Está a trabalhar lá há dois anos e vive com uma tia, irmã da mãe.

Para o Prof. Mário Martins

Hoje, em Estudo Acompanhado, inserimos no nosso blogue um calendário com contagem decrescente, desta forma ficamos a saber quanto tempo falta para o Prof. Mário ser pai.

Felicidades, o 7º E

10 maio, 2007

Os Piratas: Custóias ao Cerco, por Ivo Maia


Recentemente, fui viver para Custóias, mas continuo na Escola EB2,3 do Cerco. Pra me deslocar passei a usar o metro. Passo quase uma hora por dia neste meio de transporte, por isso tenho aproveitado para ler mais. Este ano lectivo já li quatro livros: 13º Andar de Sid Fleichman , Operação Marmelada de Manuela Ribeiro, O casamento da minha mãe de Alice Vieira, esta semana, em apenas 6 viagens de metro li Os Piratas de Manuel Atónio Pina.
E não vou ficar por aqui...

Ivo Maia

07 maio, 2007

Children see, children do



Ainda a propósito do nosso tema de Formação Cívica.

Não há problema

Não há problema
Jack Griffin

Aos seis anos de idade, Johnny ia de carro com o pai quando este foi apanhado em excesso de velocidade. O pai meteu uma nota de vinte dólares dentro da carta de condução que entregou ao polícia. "Não há problema, menino", disse o pai. "Toda a gente faz o mesmo".

Quando tinha oito anos, assistiu a uma reunião familiar em que se estudava o modo mais eficaz de aldrabar a declaração do Imposto de Renda. "Não há problema, menino", disse o tio. "Toda a gente faz o mesmo".

Quando tinha nove anos, a mãe levou-o ao teatro. O empregado da bilheteira dizia que já não havia bilhetes, mas a mãe com mais cinco dólares resolveu a situação. "Não há problema, menino", disse a mãe. "Toda a gente faz o mesmo".

Aos doze anos, partiu os óculos quando ia para a escola. A tia convenceu a companhia de seguros de que eles foram roubados e receberam 75 dólares. "Não há problema, menino", disse a tia. "Toda a gente faz o mesmo".

Aos quinze anos, jogava futebol na equipe do colégio, e o treinador ensinou-o a pressionar o adversário, agarrando-o pela camisa sem que ninguém visse. "Não há problema, menino", disse o treinador. "Toda a gente faz o mesmo".

Aos dezasseis anos foi trabalhar durante o Verão num supermercado. Foi avisado pelo gerente que tinha que pôr os morangos demasiado maduros no fundo das caixas e os melhores em cima, bem à vista. "Não há problema, menino", disse o gerente. "Toda a gente faz o mesmo".

Aos dezanove anos foi abordado por um aluno mais adiantado que lhe ofereceu as respostas a um exame por cinquenta dólares. "Não há problema, menino", disse-lhe o jovem colega. "Toda a gente faz o mesmo".

Johnny foi apanhado e expulso. "Como pudeste fazer uma coisa destas a mim e à tua mãe e à família?" Gritou o pai. "Cá em casa não te ensinamos essas coisas."

(Jack Griffin, in revista Dirigir, nº 69)

Mais um texto para Formação Cívica.


06 maio, 2007

Cartoon

Está lançado o tema para a aula de Formação Cívica.
Posted by Picasa

A Energia


Na última sessão de Estudo Acompanhado, estivemos a preparar os nossos trabalhos sobre Energia. A este propósito, encontramos duas notícias relevantes nesta área:

- o Continente de Ovar inova, utilizando, pela primeira vez, num hipermercado em Portugal, um sistema de iluminação apoiado em clarabóias do tipo Tubo Solar, cujo elevado rendimento permite reduzir acentuadamente os correspondentes consumos de energia.

-
Rock in Rio recorre a painéis solares para gerar energia : a energia solar será utilizada durante as operações de montagem e desmontagem do Palco Mundo e significa a redução da emissão de 9 toneladas de CO2.

04 maio, 2007

Página da EB2,3 online


Graças ao empenho de um vasta equipa coordenada pela Prof. Sónia Solteiro, a página oficial da escola já está disponível. Vale a pena a visita.

Metrosexual



Hoje, em Estudo Acompanhado, alguém falou em metrosexuais. Nada de confundir metrosexual com a orientação sexual. Um metrosexual é uma pessoa que se preocupa bastante com a questão da aparência. Muitas pessoas confundem este termo com o termo"homossexual", porém são coisas diferentes, uma vez que um homem pode ser vaidoso e ao mesmo tempo ser heterossexual (ou não). O Rúben, o Ivo e o Carlos assumiram-se "metrosexuais, q.b.

02 maio, 2007

EQUAmat: Carlos e Raquel em Aveiro

Depois do brilhante desempenho na REDEmat, o Carlos e a Raquel vão a Aveiro participar no EQUAmat.A EQUAmat é uma competição nacional de matemática para alunos do 3º ciclo do Ensino Básico. Cada nível de ensino - 7º, 8º e 9º - tem a sua própria competição. Ao associar os conteúdos leccionados na sala de aula ao jogo e ao desafio, os alunos podem, através da EQUAmat, testar os seus conhecimentos de uma forma lúdica, atractiva e apelativa, que lhes crie ainda mais gosto e entusiasmo pela disciplina.Quinta-feira os alunos do 3º ciclo da Escola Eb2,3 do Cerco vão participar.



Força Cerco!

(na imagem um poema visual de Edgardo Antonio Vigo)


01 maio, 2007

Jardins Portáteis Artificiais


Posted by Picasa

Estes foram são os jardins portáteis artificiais que o 7ºE espera que sejam expostos na exposição Final na Fundação de Serralves.

Ainda os jardins...




Este foi o caderno de campo que entregámos, juntamente com os nossos jardins.
Aqui tentámos fixar o percurso do nosso projecto, com fotos, textos e alguma pesquisa.

Posted by Picasa

Jardins Portáteis, paisagens possíveis


Ontem, dia 30 de Abril, entregámos na Fundação de Serralves, os nossos jardins portáteis naturais e artificiais.

(na foto, um pormenor de um jardim do 7ºE)

Posted by Picasa